O Brigadeiro:
O brigadeiro, o docinho favorito das crianças, estrela das festas de aniversário é genuinamente brasileiro. Foi inventado depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Não se sabe a autoria do docinho, acredita-se que várias pessoas teriam tido a idéia de cozinhar o chocolate com manteiga, ovos, leite e açúcar. Como era difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer receitas de doces, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso batizado de “negrinho”.
Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava o slogan “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”.
Pela boa aparência, o candidato conquistou um grupo de mulheres que trabalhavam na campanha e organizavam festas para promover sua candidatura e no lugar do “santinho” tradicional , distribuíam os “negrinhos”.
Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". E assim o “negrinho” passou ser chamado de “brigadeiro”.
Em outros países nosso brigadeiro é conhecido como “trufa brasileira”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário